segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Espírito Natalício? O que é isso?

Quando era criança e os anúncios dos brinquedos de última geração passavam na televisão, ficava completamente colado/vidrado a admirá-los e a desejá-los. Lembro-me perfeitamente de sair com os meus pais para ir fazer as compras de Natal (onde eles compravam as minhas próprias prendas e eu, cegueta e sem saber porquê, nunca os vi fazerem isso). Ou era distraído pelos bonecos que estavam expostos nas estantes ou pelas pequenas birras que fazia em querer comprar os famosos super-heróis expostos nas mesmas. Lembro-me das noites de Consoada passadas no Alentejo, em que o frio do Inverno dava aquele toque de Natal.
Hoje tenho 18 anos. Continuo a lembrar-me de tudo, menos da definição de Espírito Natalício. Hoje já não há super-heróis, apenas políticos a quererem fazer-se de super-heróis e que acabam por comprar o Espírito Natalício (ou neste caso, o resto) com o dinheiro que roubam. Agora a pergunta é: será que vou ter um Natal feliz?

4 comentários:

  1. quando era criança tinha a casa cheia de gente no natal. familia inteira, mais de 20 pessoas.. eu achava aquilo tudo bue fixe! acordava e ia a correr para a sala ver se ja haviam prendas na lareira, eram 18h e eu ja estava ansiosa que as pessoas chegassem cheias de sacos com prendas que supostamente o pai natal tinha deixado em casa delas lol desde a uns tempos atras as pessoas começaram a ir embora.. o meu pai, os meus avós, etc.. nos ultimos 3 anos temos sido apenas 7 pessoas á mesa, é triste..
    também pergunto: será que vou ter um natal feliz?

    gmdt

    ResponderEliminar
  2. Espírito Natalício, existe mas ninguém o vê, ninguém o toca, mas todos o sentem! Isto é só a minha primeira abordagem porque vou-te explicar o que me prende a um sorriso apaixonado na cara nesta época do ano. Pediste para te criticarem no facebook em relação ao que escreves, no entanto num texto que poderia ser o teu melhor momento de recordação tornou-se num revelar do passado (...) o máximo que posso fazer-te é isso mesmo, revelar-te o segredo para o sorriso. Coisa que mencionaste bem no teu texto, reúne a família, não importa quantos mas quando sentimos o calor entre as pessoas, os carinhos, gestos e até um simples olhar faz-nos pensar que aquele será um momento a guardar sempre! No Natal, eu gosto de ficar a ver as minhas cadelas a brincar; gosto de ir à cozinha só para ver a minha avó a enfeitar os bolos; descer à sala só para ver gerações diferentes de pessoas a trocar ideias; vestir uma camisola que nos foi feita por uma tia apesar de não gostarmos dela (...) Natal é quando tudo é diferente do resto do ano e quer queiramos ou não, é a época em que somos puros sem saber.

    Desculpa o incómodo e sim.. tem um óptimo Natal :)

    ResponderEliminar
  3. Tenho tantas saudades do meu natal quando era peqenina , tudo era tao simples tudo era tão brilhante , tão fascinante. Há anos que não se passa um Natal como deve de ser simplesmente vai-se passando o Natal . Antes era tantas pessoas 'enfiadas' em casa da minha avó , que até dava gosto de ver aquela casa cheia de crianças e fantasias , agora todos crescemos e so nos vemos quando calha ou seja raramente --' é este o Natal de agora cada um em sua casa.

    ResponderEliminar